Cenas Culturais

div id="fb-root">

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Playmobil comemorou 40 anos com festa

     Ano passado, os personagens "liliputianos" da Playmobil comemoraram 40 anos em grande estilo. A celebração aqui no Brasil foi com a exposição "40 anos Playmobil - O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos". A exposição ficou em cartaz no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.


     Os bonecos "nasceram" em 1974 na Alemanha, nas mãos de Hans Beck. Foram apresentados na Feira de Brinquedos em Nuremberg em fevereiro deste ano. Só que passariam despercebidos não fosse um empresário holandês que encomendou, no penúltimo dia de feira à Geobra (empresa fabricante), um lote no valor de um milhão de marcos alemães.

     Os outros negociantes ficaram sabendo da encomenda e fizeram também as suas. Com isso, a fábrica teve que ampliar a produção, e passou a alcançar todo o mundo. 

     No Brasil, os bonecos chegaram em 1976. Foram fabricados pela Trol. Curiosidade - a empresa era comandada pelo empresário Dilson Funaro, que anos mais tarde veio ser o "pai do Plano Cruzado". A produção durou até 1990, quando Funaro faleceu e a Trol encerrou as atividades.


     Os playmobil passaram a ser fabricados pela Estrela durante a década de 90. Depois sumiram do mercado nacional, até que em 2005, começaram a venda dos importados da Argentina. E em 2008, a importação começou a ser diretamente da fábrica alemã.

     O pai dos playmobil, Hans Beck, faleceu em 2 de fevereiro de 2009.


     Durante a exposição pôde-se ver os dioramas que recriaram cenários clássicos - Velho Oeste, Circo, Egito, Espaço Sideral, Floresta, entre outros..



     Infelizmente a exposição não foi exibida em outros estados. Com certeza, a festa poderia, e deveria, ter sido estendida à todas as crianças que tiveram suas infâncias compartilhadas com estes bonecos.

     Feliz Aniversário, Playmobil!!!

     As fotos de todos os dioramas e da exposição estão na página do Facebook do Cenas Culturais. Confira! Curta! E Compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário