Cenas Culturais

div id="fb-root">

terça-feira, 27 de maio de 2014

Turista no Metrô - estação Tatuapé



     Continuando nossa viagem, chegamos à estação Tatuapé. Mas você pode estar se perguntando por que não paramos na estação Penha? Em todas as estações, há um painel que informa quais são as estações que participam do "Arte no Metrô". Este painel informa que há uma obra de arte, chamada "Solaris" de autoria de Eliana Lindenberg, que estaria na Penha. Mas a obra foi trocada de estação e a informação não foi atualizada. Não tem problema, na nossa próxima parada a encontraremos.

     Mas nem por isso a estação Tatuapé ficou menos especial. Ela é o lar de um painel, feito em cerâmica vitrificada e pintada em alta temperatura, de um de nossos maiores artistas - Aldemir Martins. No mezanino do metrô, encontramos "Inter-Relação entre o Campo e a Cidade".  

     A obra retrata a ligação entre o campo e a cidade e de maneira mais ampla entre a Natureza e a Civilização. Cenas de trabalho agrário mesclam-se com o trabalho na cidade. Ou seja, é um painel que retrata os problemas com as migrações, com os deslocamentos humanos, especialmente em uma cidade como São Paulo, que recebeu contingentes humanos provenientes do Nordeste, por causa da seca. É uma obra muito colorida, bonita e impressionante pelo seu tamanho e formato.


     Aldemir Martins é um pintor nascido na cidade de Ingazeiras, no Ceará. Mudou-se para São Paulo aos 24 anos, quando realizou sua primeira exposição individual em 1946. Participou da I Bienal Internacional de São Paulo em 1951. E aos 34 anos, conquistou o Prêmio Internacional da Bienal de Veneza por conjunto da obra, e com isso, dois fatos inéditos: antes dele nenhum outro artista sul americano havia sido agraciado com tal prêmio, e nem um outro artista sequer recebeu o prêmio tão jovem. Suas obras estão presentes nos acervos de museus brasileiros e do exterior.

     A estação Tatuapé foi aberta no dia 05 de novembro de 1961. Tem acesso ao shopping center com o mesmo nome, bem como integração com a CPTM e ao Terminal de Ônibus.

     O bairro recebeu no final do século dezenas de famílias de imigrantes italianos que vieram trabalhar nas vinícolas da região. A influência italiana mantém-se até hoje. Tatuapé é sede do clube de futebol Corínthians, e é um dos bairros que se valoriza com a verticalização das suas construções, em condomínios direcionados para as classes média e alta.

     Depois do passeio pelo bairro, vamos pegar nosso metrô em direção a estação Pedro II. Favor não descer na estação Brás. Explicaremos o porquê na próxima semana. Todos a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário