Cenas Culturais

div id="fb-root">

segunda-feira, 31 de março de 2014

Le Livros


     Gosto muito de ler. Não sei se fui influenciado pelo colégio. Tive que ler os livros básicos da literatura brasileira e portuguesa, como qualquer aluno. Mas acredito que por ter que ler, uma atividade obrigatória, sem saber como ler, não apreciei naquele momento os clássicos. 
     Mas, graças a Deus (não irei entrar no tema Religião), tive o gosto pela leitura desenvolvido muito tempo antes - quando era criança. Lembro-me que meus pais liam sempre para mim, bem como Dona Diva, uma senhora linda (que está no céu, disse que não iria entrar no tema Religião), que cuidou de mim e da minha irmã. E ai se me enganassem, eu saberia. Não adianta pular umas páginas dos Três Porquinhos ou da Chapeuzinho Vermelho, eu dizia que não era assim. Com isso, eles voltavam e contavam a história completa.
     O livro faz você viajar, conhecer culturas novas, imaginar. Acredito que isto me cativou. Desde então, eu leio. As vezes mais, as vezes menos. Mas tenho meus livros (e cuido bem); gosto de entrar em livraria e sebo, passear pelos corredores, ver os lançamentos; as vezes, pego vários na mão, mas a economia pesa, e escolho um ou dois. Tenho mais livros que consigo ler. E muito mais livros que já li. Já me desfiz de muitos (infelizmente vendi para um Sebo, deveria ter doado para uma biblioteca, iria me trazer mais felicidade) e guardo outros tantos (que em breve, serão "esquecidos", para que outros possam também ler).
     Leio em qualquer lugar, no banheiro (comum), no ônibus (indo e voltando de algum lugar), em parque, no quarto. E leio qualquer gênero de livro - romance, bibliografia, histórico técnico, ficção, aventura,... Sou daqueles que le até bula de remédio, se não tiver algo a mão no momento (verdade, já li até rótulo de shampoo)
     Neste ano me rendi aos livros eletrônicos, ebooks ou digitais (acho que é a mesma coisa, ainda sou novo no ramo). Achava uma heresia, como não ter nas mãos um livro mesmo, sentir o papel, o peso dele, ficar vendo as páginas passarem de um lado para outro, anunciando o final de um livro. Mas foi neste ano que com meu tablet nas mãos (que usava só para entrar no Facebook, Instagram, jogar jogos e ver vídeos no Youtube), resolvi ver como era o mundo digital da literatura.
     E tive a felicidade de encontrar o site Le Livros (http://lelivros.us/), mantido por estudantes que moram em Portugal, que tem como objetivo a democratização do acesso a leitura gratuita. Ou seja, os livros no site são gratuitos para seu download nas plataformas ePUB, mobi, PDF ou online  (sempre achei que um dos motivos que os brasileiros não leem mais, é pelo preço do livro, diferente dos Estados Unidos e outros países). No site do Le Livros encontramos, até o momento, mais de 1.500 títulos dos variados gêneros. Com isso, até o final de março, já li 12 livros, ou seja uma média de um por semana (na verdade, leio dois simultaneamente, um no tablet e o outro no celular).
     Portanto, se quer uma dica, acesse o site do Le Livros, veja o que eles tem, e baixe (de o download) no seu tablet, Ipod, Ipad, celular,.... e divirta-se. Não fique preocupado em se viciar, o Ministério da Saúde adverte "Ler faz bem para a saúde!" Bom proveito!

5 comentários:

  1. Maria Margarida Araújo Alcobia1 de abril de 2014 às 20:49

    Que esta seja a primeira de muitas publicações. Tem muito conteúdo e mostra o seu amor pela literatura. Continue firme. Parabéns. Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Rodrigo...gosto de pessoas q se interessam pela leitura, veículo para se viajar ao redor do mundo, sentado num sofá. Quanto mais se lê, menos se erra na língua portuguesa. Tenho uma "secretária do lar" que não estudou muito, mas fiquei surpresa por ela falar quase corretamente. Perguntei-lhe como ela falava sem muitos erros, e ela me disse que quando era criança/adolescente, leu muito! Parabéns pelo seu Blog...vou indicá-lo a uma amiga, cujo filho também ama a leitura; é uma pessoa muito inteligente e, se não me engano, escreve um livro. Beijos da prima Teresinha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prima, obrigado pelo carinho. Que bom que você gostou. Vou adorar que recomende, e continue lendo, o meu blog. Beijos.

      Excluir
  3. TENHO UM FILHO COMO VOCÊ. FICO FELIZ QUANDO VEJO QUE AINDA TÊM JOVENS QUE GOSTAM DE LER. EXCELENTE O SEU TEXTO, PARABÉNS, SUCESSO E FELICIDADES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido pelo elogio Paolla. Agradeço aos meus pais que me incentivaram, e que felizmente, fui infectado pelo vírus da leitura. Espero que acompanhe sempre o blog. Abraços.

      Excluir